segunda-feira, abril 24, 2006

Desperdiçar oportunidades

Culpa nossa, mas também por de terceiros o que é certo é o Sporting continua a desperdiçar oportunidades. Não tive a oportunidade de ver, nem na televisão, o jogo, mas todas as críticas foram unâmines em considerar que o Sporting fez uma primeira parte de péssima qualidade, que Sá Pinto esteve com os nervos à flor da pele, talvez porque também o árbitro não assinalou duas grandes penalidades a favor do Sporting. Seja como for, contra equipas como a Naval, e com o devido respeito que estas equipas merecem, o Sporting, tal como outro grande qualquer tem obrigação de não depender das mas equipas de arbitragens.
Uma nota: eu não vi o jogo mas sei que o Abel levou um amarelo (o quinto) ao minuto sessenta. Esse minuto coincidiu com a tal segunda grande penalidade que não nos foi assinalada, e que correspondeu a um derrube de um jogador da Naval sobre precisamente ... Abel. Não sei se o amarelo terá sido mostrado na consequência desse lance, pois a ser o árbitro prejudicou o Sporting duplamente num só lance, não só não assinalou grande penalidade, como amarelou injustamente um jogador em perigo de exclusão.
Nota final para Sá Pinto, faço votos para que o Conselho de Disciplina seja benevolente para com ele, afinal já esteve impedido um ano de jogar, quando jogadores nas mesmas circustâncias que ele (Salam Sow, do Belenenses), que poderam jogar, e que ele apanhe um só jogo, e assim se poder despedir dos adeptos leoninos no jogo com o Braga.

domingo, abril 16, 2006

Não quero voltar a ver este filme

O jogo de ontem do Sporting foi simplesmente inaceitável para uma equipa que até há semana sonhava com a conquista do título. Pior do que isso, é que a repitir estes niveis exibicionais e resultados, o Sporting pode muito bem hipotecar a, até à pouco quase certa, entrada directa para a Liga dos Campeões. Pior do que isso, é ainda a sorte que costumamos ter nas pré-eliminatórias.
Voltando ao jogo o Sporting apresentou ontem três novidades na Reboleira. Assim, João Alves substituiu o castigado Sá Pinto, e por opção técnica, Nani e Koke renderam respectivamente Carlos Martins e Deivid. O resultado é que o Sporting fez uma primeira parte confragedora tendo sido dominado, apenas se tendo libertado na segunda.
Paulo Bento costuma fazer sempre uma substituição que é a troca de Carlos Martins por Nani, desta vez optou por dar a titularidade ao mais novo dos leões, mas sem dúvida que Carlos Martins mexe mais com a equipa, Nani por enquanto é melhor a saltar do banco, e penso que as suas características não se ajustavam muito ao terreno de jogo. Quanto à troca de Koke por Deivid, se é verdade que Koke não convenceu, não é menos verdade que Deivid já com o F.C. Porto desiludira e ontem também esteve longe de corresponder ao pedido.
Já João Alves penso que já pouco crédito tem junto da massa associativa leonina, e pergunto eu porque não apostar no Romagnoli, já vi mais do Romagnoli do que do João Alves e em menos jogos.
Com este resultado e com três jornadas para terminar a prova, (esperem que estão para chegar os castigos ao Sá Pinto, Tonel e Nélson), o Sporting tem que vencer todos os jogos como se ainda estivesse a lutar para o título, é aí que tem que se motivar. Não quero que aconteça o mesmo que o ano passado, esse filme já eu vi.

quarta-feira, abril 05, 2006

Dias Ferreira fora da corrida

Ontem, Dias Ferreira veio assegurar que afinal não seria candidato à presidência do Sporting. Tenho pena que tenha desistido, tendo, contudo, a noção de que muito dificilmente se tornaria no próximo presidente do Sporting. Acho que quem acaba por perder com isto é o Sporting, pois Dias Ferreira teve sempre um papel importante na discussão dos problemas do Sporting, como recentemente foi demonstrado, sobre a venda do património.