segunda-feira, maio 21, 2007

Bom...mas insuficiente

E pronto…acabou o sonho…apesar da vitória concludente do Sporting, o F.C. Porto fez o que se esperava, e acabou por golear o Desportivo das Aves (suponho que o “Prof.” Neca tenha entrado na festa…como disse que gostaria de ver o F.C.P. campeão, teve o que merecia…ah…desceu de divisão?...Eh pá…e não se lembrou disso?...;-) ).

Assistimos no Domingo a mais uma muito agradável exibição do Sporting, com boa dinâmica quer na circulação de bola, quer no envolvimento entre os sectores, quer na criação de oportunidades de perigo e, apesar de Jorge Jesus dizer que desta vez o Sporting não marcaria cedo, aos 10 minutos, o “Levezinho”, após um sprint a fugir aos defesas contrários, no seguimento de uma intercepção de Miguel Veloso e toque de cabeça de Alecsandro, lá contrariou o palpite de Jesus e atirou a marcar para abrir a contagem e colocar o Sporting na situação de campeão, uma vez que no Dragão persistia o nulo inicial.

Emoção nas bancadas do José de Alvalade. O sonho renascia. E se a alegria transbordava de fora para dentro, também de dentro para fora havia réplica, com a equipa a desenhar movimentações que iam empolgando a já entusiasmada plateia. Entretanto, Alecsandro tenta o remate de longe, a bola ressalta em frente a Marco Aurélio e golo! 2-0! Sentenciava-se aparentemente o destino da partida em Lisboa, mas sempre com atenção ao que se passava no Porto. Até que o F.C. Porto marca o 1º golo. Desânimo nas bancadas, novamente. No entanto, continuando de ouvidos no Dragão, explosão! O Aves empata!!...Novamente, em 1º na classificação!...Até ao intervalo, Sporting continua a dominar, o Belenenses a tentar suster o ímpeto ofensivo do Sporting, tendo ainda Nani a oportunidade de marcar o 3º golo, em frente a Marco Aurélio, a acabar a 1ª parte, mas o guardião azul defende, fora dois golos anulados a Alecsandro, sendo que um deles é mal anulado.

Intervalo. 2ª parte começa mais cedo no Dragão. Quando começa a partida em Alvalade, instantes depois, o F.C. Porto volta a marcar…2-1…Pouco depois, 3-1…auto-golo de Jorge Ribeiro…lá se foi o sonho…no fundo, lá se foi o milagre…o Sporting continuou a dominar a partida, com algum abaixamento de ritmo, mas a continuar “mandão” no jogo, com o Belenenses já a pensar na final da Taça do próximo Domingo, tendo Jorge Jesus operado 3 substituições em simultâneo (?), descansando jogadores influentes. Entretanto, Paulo Bento faz uma dupla substituição, retirando Alecsandro e Romagnolli (duas despedidas de Alvalade?), fazendo entrar Tonel e Yannick Djalló. O Sporting passa a jogar com Tello e Abel a fazerem os flancos (e com bons resultados, especialmente Abel, provavelmente na sua melhor exibição da época), e com Caneira a descair para a esquerda.

Na fase final do jogo, com o F.C. Porto a marcar o 4-1, e com Pereirinha a entrar para o lugar de Nani (que no instante antes da substituição falha nova ocasião isolado perante Marco Aurélio…), com o Belenenses em “serviços mínimos”, o Sporting consegue ainda dois golos, o primeiro de Yannick Djalló, a corresponder a um cruzamento da direita de Abel, e já a acabar, Bruno Pereirinha, após entrada de Djalló pela esquerda, com Liedson a falhar por pouco a emenda, o que viria ampliar o seu registo de golos, apesar de ter já garantido o título de melhor marcador da Liga 2006/2007.

Ponto final nesta Liga 2006/2007. Segundo lugar, a 1 ponto do campeão. Duas derrotas, sendo que uma dela resultou de um golo marcado com a mão (e como nos tinha chegado o empate nesse jogo…). 9 vitórias e um empate nos últimos 10 jogos. Do mal, o menos: apuramento directo para a Liga dos Campeões, agora a final da Taça. Para ganhar! Outra coisa não será de esperar. A acontecer, e face aos constrangimentos orçamentais na equipa (relembre-se que o Sporting era quem tinha o menor orçamento dos"3 grandes" e foi a única equipa que não se reforçou em Janeiro, apenas tendo feito regressar o emprestado Bruno Pereirinha), penso que o balanço se poderá considerar bastante positivo. Se não houver vendas de jogadores nucleares na equipa, poderemos almejar a algo mais na próxima época. Assim esperemos…

Saudações Leoninas

Etiquetas: