segunda-feira, maio 14, 2007

Sofrido

Numa tarde de futebol “à antiga”, em que se realizaram a maioria dos jogos da jornada em simultâneo, o Sporting foi líder do campeonato durante cerca de uma hora. Mas depois, o F.C.Porto empatou na Mata Real e tudo voltou à forma inicial...

Como já tem sido habitual nos últimos jogos, o Sporting entrou com uma excelente atitude, denotando espírito dominador, avassalador, até, culminando no golo de Liedson, aos 3 minutos, na sequência de um cruzamento de Nani da esquerda. O Sporting era então a única equipa em campo, com os atacantes verde-e-brancos a fazerem a cabeça em água à defensiva da “Briosa”, criando consecutivas ocasiões de golo. Deste domínio surgiu, com naturalidade, novo lance de perigo, com Liedson em frente a Pedro Roma, a ser derrubado por este. Grande penalidade inequívoca.

No entanto, o que parecia ir bem encaminhado, não se revelou um verdadeiro “conto de fadas”: “levezinho” falhou o pénalti, falhando igualmente Yanick Djalló a recarga. A partir daí, o Sporting perdeu algum domínio, começando a Académica a ganhar o meio-campo e a acercar-se mais da baliza de Ricardo, apesar do perigo, pelo menos na 1ª parte, apenas se ter registado no período final da mesma. No entanto, nesta 1ª parte há a assinalar diversas perdidas do Sporting, com Nani, por duas vezes, “na cara” de Pedro Roma, e Djalló, depois, a não conseguir ampliar a vantagem.

Intervalo. Esperar-se-ia a reacção dos “estudantes”, o que veio ao acontecer, com a Académica a entrar forte no jogo, tentando pressionar o Sporting no seu meio-campo, “empurrando” o Sporting para o seu último terço. No entanto, com maior ou menor sufoco, o Sporting lá foi conseguindo sacudir a pressão e os lances de perigo dos homens de Coimbra.

Paulo Bento tentou reagir às alterações de Manuel Machado, que chegou a jogar com 3 avançados, coisa que nunca tinha feito nesta época, e viu-se obrigado a substituir Romagnolli por Tonel, e reforçar a defesa leonina. A partir daí, a equipa ficou algo partida, com o meio campo verde-e-branco (ontem amarelo e verde) mais preocupado em parar o ímpeto adversário do que em criar lances de perigo ofensivo. O tempo foi passando, Djalló dá o lugar a Alecsandro, que veio trazer alguma frescura ao ataque. A toada de jogo era a mesma, com o Sporting a espreitar o contra-ataque, através do qual nasceu o 2º golo, após cruzamento de Nani, com João Moutinho a rematar, sem ângulo, mas com classe, e a sentenciar a partida, aos 90 minutos.

E o sonho persiste…1 ponto de vantagem sobre o 3º, um ponto de atraso sobre o 1º. Para a semana, a sensação Belenenses…antes de mais, é preciso ganhar, garantindo o 2º lugar e o acesso directo à Liga dos Campeões. Depois desse objectivo conseguido, é necessário que o F.C.Porto não consiga mais do que empatar no Dragão com o aflito Desportivo das Aves…tarefa difícil, mas não impossível…é só lembrarmo-nos de como o Aves jogou em Alvalade…

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA A MORRER!! VAMOS ACREDITAR E APOIAR A NOSSA EQUIPA NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA!!

Saudações Leoninas

Etiquetas: