sexta-feira, março 31, 2006

"No futebol, o que hoje é verdade amanhã é mentira"

Pois é, pensei mal, pensei que as pessoas que dirigiam o meu clube cumprissem a palavra (ninguém as mandou fazer ultimatos), mas confirmo que a velha máxima do futebol poderá estar prestes a acontecer. Pois o presidente Filipe Soares Franco, já deixou no ar a possibilidade de se recandidatar "Nunca digo nunca...", isto apesar de, por enquanto, achar que não estão ainda reunidas as condições para voltar. Infelizmente prevejo que uma semana antes de terminar o prazo da apresentação das listas ele apareça, qual D.Sebastião.
É legitima a pretensão de que o seu projecto apresente um rosto, nas novas eleições, mas nunca o dele, apenas e só pela forma como usou os sócios.
Se por algum motivo, eu estiver enganado, então só me resta penitenciar em relação a Soares Franco, mas apenas no que diz respeito à candidatura.

segunda-feira, março 27, 2006

Confissões em holandês

Na antevisão do jogo entre os lampiões e o Barcelona de amanhã, Frank Rijkaard confessou ter uma costela sportinguista, isto apesar de a Federação não ter permitido que ele tivesse actuado de leão ao peito.
Sabe bem ouvir isto, principalmente vindo de um ex-jogador de classe mundial e que para desgosto de muitos de nós, nunca chegou a jogar pelo Sporting, apesar de ter sido nosso atleta.

sábado, março 25, 2006

Aposto que até as pernas lhe vão tremer

O que Vítor Baía fez foi inqualificavel. Esta atitude poderá empurá-lo para o banco de suplentes do jogo entre o Sporting e Porto. Caso tal não se venha a verificar, os adeptos leoninos, ainda com este incidente na memória, vão de certeza do princípio ao fim criar um clima bastante hostil ao guarda-redes portista, e até as pernas lhe vão tremer ...
Esta atitude ainda era desculpável, se o protagonista fosse um miúdo vindo dos juniores, mas não, é um veterano que anda nisto há já muito tempo.
As acções ficam com quem as praticam. DOR DE COTOVELO.

quinta-feira, março 23, 2006

Taça de Portugal: Porto 1 - Sporting 1 (5-4 g.p.)

Mais uma vez os comandados de Paulo Bento mostraram uma excelente postura no terreno, uma grande coesão defensiva e um extraordinário espírito tanto de equipa como de sacrifício. Se é verdade que a equipa vacilou nos primeiros 15/20 minutos depois soube tomar conta do jogo e a partir daí todo o domínio que o Porto teve foi consentido, sempre com umas flechas apontadas à baliza de Vítor Baía. O resultado não espelha aquilo que se passou em campo, tudo porque uma das três equipas teve influência no resultado, e de que maneira. Falo de Olegário Benquerença e sus muchachos, claro está. Um penalty não assinalado por mão de Pepe, a expulsão de Bosingwa quando o resultado ainda era de 0-0, um fora-de-jogo não assinalado a McCarthy que não deu golo porque Ricardo esteve em grande, uns quantos foras-de-jogo mal assinalados a favor do Sporting, o amarelo despropositado a Nani e o segundo amarelo a Caneira. Se estes erros tivessem sido "corrigidos" muito possivelmente poderiamos hoje estar a reservar um lugar no Jamor.
O Sporting jogador a jogador:
Ricardo (7); Miguel Garcia (7) (Abel (6) ), Tonel (7), Polga (8), Caneira (7); Custódio (8), Carlos Martins (6) (Nani (6) ), João Moutinho (8), Sá Pinto (8) (Tello (6) ); Deivid (7), Liedson (8)
A figura: João Moutinho
O "sempre-em-pé" do Sporting voltou a fazer um grande jogou ele foi dono e senhor do meio-campo, roubou bolas, construiu jogo, foi sempre um dos primeiros jogadores a entrar nas acções ofensivas e também um dos primeiros a tentar travar as acções atacantes dos azuis e brancos. Conseguiu, ainda quando pela frente se tem adversários como Lucho González, Raul Meireles ou Paulo Assunção. Quando os jogos se decidem por penalties, não são poucas as vezes em que os melhores elementos em campo desperdiçam a grande penalidade. Ontem calhou a fava a João Moutinho, mas ele é tão novo que só tem que se orgulhar da exibição enorme que fez ontem durante 120 minutos.

quinta-feira, março 16, 2006

Próximo adversário: F.C. Porto

O pior cenário veio a confirmar-se e a ida ao Dragão é uma realidade. Dia 22 de Março, o Sporting vai disputar o acesso à final frente ao F.C. Porto fora, o que para mim é que é o pior.
No entanto, esta equipa já mostrou ter um grande espírito de sacrifício e o grupo parece estar forte. Há que ter fé.
Força Sporting, vence por nós.

quinta-feira, março 09, 2006

Esclarecimentos e eleições

Esta semana o presidente promove uma operação de charme mascarada sob a forma de sessões de esclarecimento.
No que a mim diz respeito, há muito que estou esclarecido, não vou em conversas.
Filipe Soares Franco pensa que ou é ele ou o caos, mas talvez haja mais alternativas. Seja como for alguém que desrespeitou os sócios na Assembleia Geral que passou ou que faz de ultimatos aos sócios do Sporting, não me merece ser presidente deste grande clube que é o nosso Sporting.

sábado, março 04, 2006

Ainda a entrevista de Peseiro

Retirado da revista "DEZ".

quinta-feira, março 02, 2006

Peseiro vs Paulo Bento

Não tive a oportunidade de ler na íntegra a entrevista de Peseiro, mas li os destaques, e ouvi uma parte da sua entrevista à Sporttv.
A conclusão que posso tirar é que o Sporting não podia ter feito melhor do que trocar de treinador. Mas vejamos:
- Peseiro argumenta que quando saiu estava a dois pontos do Porto (o líder era o Braga a 5 pontos), e agora continua na mesma a dois pontos do Porto e como o líder era o Braga, então a distância para o líder encurtou.
- Se Peseiro tivesse continuado à frente do Sporting a esta hora não estariamos a dois mas a dez pontos, em vez de estarmos a lutar pelo título estariamos a lutar pelo acesso às competições europeias.
- Peseiro diz também que o futebol da equipa de Paulo Bento é menos atractivo do que a sua equipa. Deve estar a referir-se ao Sporting 2004-2005 e não ao Sporting 2005-2006, aí sim estou de acordo com ele, mas os intérpretes eram outros. Peseiro é que "correu" com grande parte deles e deu aval a uma "excêntricas" contratações. Paulo Bento apenas teve que pegar num núcleo duro que lhe conferia confiança e reforçar com um jogadores que pegaram de estacam ou são alternativas válidas (a excepção, até ver, é Koke).
- Paulo Bento soube disciplinar o grupo, chegando mesmo ao ponto de não convocar jogadores uns mais outros menos influentes como Liedson, Polga, Deivid ou mais recentemente Carlos Martins, tudo sob o lema: "Diz-me como treinas, dir-te-ei como jogas...".
- Para finalizar percebeu-se que havia uma grande guerra com Carlos Freitas, mas o homem saiu do Sporting. Só restava a Peseiro "blindar" o grupo de tentativas de desestabilização.
Desculpas de mau pagador.
Paulo Bento ganhou por KO, sem precisar de falar.