quinta-feira, dezembro 29, 2005

Romagnoli, Caneira e Abel

Romagnoli
Foi a primeira contratação de Inverno do Sporting. Tem a escola toda dos bons futebolistas argentinos. A prova disso é de ter sido um dos eleitos de Pekerman, o responsável pelas selecções jovens e agora seleccionador nacional da Argentina, no campeonato do mundo de sub-20 realizado na Argentina.
Romagnoli chegou a ser companheiro de Beto Acosta no San Lorenzo de Almagro, onde brilhou, mas em 2002, sofreu uma grave lesão quando tinha tudo acertado para se transferir para o Bayer Leverkusen. Esteve seis meses a recuperar da lesão e o resto do tempo, a recuperar o estatuto que perdeu. É uma incógnita. Ainda assim, no ano passado foi a contratação mais cara do futebol mexicano, por quase 4 milhões de €. Esperemos que dê certo. Vem por ano e meio de empréstimo.
Caneira
Defesa polivalente, formado nas escolas do Sporting, cedo chegou a capitanear todas a selecções jovens por onde passou. Ainda júnior estrou-se na equipa principal do Sporting. Influenciado pelo empresário decide rescindir o contrato com o Sporting (sem justa causa). Mais tarde assina pelo Inter, clube que nunca chegou a representar. É emprestado ao Reggina, Bordéus e ... Benfica. Representou ainda o Valência.
Como jogador não deixa dúvidas é mesmo reforço e feito no Sporting. O único problema que se pode levantar nesta contratação foi a maneira como saiu. Se Caneira tem saído a bem o Sporting tinha ganho algum dinheiro, mas da forma como saiu não. Resta também saber quais as condições em que Caneira é contratado, para além daquelas que são de conhecimento público, empréstimo até ao final do ano sem direito de opção, ou seja, como vai ser pago o seu ordenado.
Orgulhos à parte Caneira precisa de jogar para ir ao Mundial, e o Sporting precisa de reforçar o plantel com jogadores como Caneira.
Abel
Sinceramente para mim, no Braga jogam todos muito bem, mas chegam ao Sporting e desaprendem de jogar, vejam os casos de João Alves e de Wender.
Wender e Abel até ao final do ano vão trocar as camisolas. Wender é um jogador perdido em Alvalade, acho bem a sua saída, para aquele que foi considerado o melhor extremo do campeonato passado, deixou mesmo muito a desejar. Miguel Garcia, sózinho não dá conta do recado, vamos ver e ter esperança no que Abel nos possa reservar.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Pinigol

Pinilla está de saída. Vai representar o Racing Santader até final da temporada, na condição de emprestado, tendo o clube espanhol direito de opção sobre os 50% do passe que o Sporting detem, por valores que ficam na ordem dos 1,8 milhões de euros.
Pinilla não teve o sucesso que todos desejariamos que tivesse em Alvalade, mas mostrou ser um jogador evoluído tecnicamente, de remate fácil, e com algum azar. Como os golos tardaram em aparecer na sua estadia em Alvalade, rapidamente eclipou-se. Contudo, manteve com os adeptos uma empatia muito grande, o que não é fácil, principalmente para um ponta-de-lança que joga bonito mas revela-se um pouco perdulário na hora da finalização.
Como apreciador do teu futebol, gostava de te desejar a sorte que te faltou em Alvalade.
Que gritem muitas vezes em Santader, Pinigol, Pinigollll!!!

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Foi há 19 anos...

Porque recordar é viver, foi há 19 anos que demos 7-1 aos lampiões. Só Manuel Fernandes marcou quatro. Grande jogatana.

sábado, dezembro 10, 2005

Estás a mais!

Talento:muito
Vontade: nenhuma.
Resultado: não serves para o Sporting.
No último jogo, deste um bom exemplo porque não serves para o Sporting. Apesar de teres talento que sobre, o teu profissionalismo deixa muito a desejar. Não estás com a cabeça no Sporting, primeiro foi o Corinthians, quem é agora?
Falhaste golos atrás de golos, com mérito do adversário em algumas situações, mas com muita displiscência noutras.
Já são três os penaltys seguidos que falhas – Nacional (o ano passado), Vitória de Setúbal e agora Estrela da Amadora – mas quando não és tu que vai bater as bolas fazes birra como com o Rio Ave no ano passado. Aí , um senhor chamado Sá Pinto, que tem um coração de leão, arriscou mas ganhou.
Estou farto das tuas rábulas e se queres saber mais, este ano, por mim, podes ficar no Brasil até da época, escusas de arranjar desculpas para não jogar contra o Benfica. Se formos contar os assobios que ouviste ontem, não sou o único a pensar assim.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Cristiano Ronaldo

Ronaldo é um jogador de projecção internacional. Assim, terá que estar preparado para resistir à pressão, qualquer que seja o ambiente que o rodeia. E os seus gestos perante o público, quando foi substiuído no jogo da Liga dos Campeões de 4ª feira não são desculpáveis....No entanto, penso que ser veementemente assobiado e insultado cada vez que toca na bola durante todo o tempo que esteve em campo num estádio do seu País, não deve ser agradável para ninguém...

...Enfim, temos o país, os adeptos e as mesquinhices que merecemos...

Saudações.

terça-feira, dezembro 06, 2005

Pisculichi

O nome vem hoje ventilado na imprensa desportiva como possível reforço de Inverno.
Numa altura em que meia equipa já estava vendida estava na altura de ir às compras. Para mim este Pisculichi é um desconhecido (o que não quer dizer que não seja um bom jogador), mas dei-me ao trabalho de fazer uma pesquisa na net e confirmei que, de facto, é reforço ... no FM5 (Já agora a ME).
Agora mais a sério, como qualquer bom sportinguista orgulho-me do que melhor tem o nosso clube, a formação. Daí ser um defensor intrasegente dos jogadores da cantera, excepto quando eles revelem terem sido um erro de casting, ou o processo que os levou até lá tenha sido o factor C.
Penso que o Sporting, só deve ir buscar jogadores para as posições para as quais não tem ninguém da casa que lhe dê alguma garantia.
Até agora, o Sporting tem apostado em jovens, mas também tem abusado nos estrangeiros, ou melhor do local de proveniência dos estrangeiros leoninos: sao quase todos brasileiros.
Até aqui tudo bem, mas os brasileiros têm uma maneira de ser muito própria e tendem a formar grupinhos. Tirando o caso do Beto e do Custódio e o de Enak, todos os casos de indicisplina nos últimos tempos foram protagonizados por brasileiros: Roca, Jardel (o que nos custou esta novela), Liedson (três vezes) e Polga.
Dos brasileiros actualmente no plantel tenho pena que Rogério saia pois é aquele que tem a mentalidade mais europeia deles todos, e penso que a Deivid deve-se dar o benifício da dúvida, os outros bons ou maus ou maus jogadores são paus mandados de empresários sem escrúpulos.
Voltando ao princípio, ao desconhecido Pisculichi, que apenas sei que afinal não joga como dizem os jornais com o número 10 mas com o 9, que não é um matador mas um avançado como Lisandro Lopez e que é internacional sub-20 argentino. No entanto, mais do que tudo agradou-me a ideia do Sporting procurar outros mercados, mercados onde não há muito tempo foi feliz (Duscher, Acosta, Quiroga). Também do país das Pampas passou discretamente cá um grande jogador (Heinze) e outro que afinal não era assim tão mau (Bruno Gimenez), e enfiámos dois barretes (Kmet e Hanuch). O jogador argentino é um jogador que se adapta melhor ao futebol europeu pois são campeonatos semelhantes, enquanto que grandes jogadores brasileiros não vingam na Europa.
Um dos diários português informa que Pisculichi vem a custo zero. Terá o meu aval, mas só se for muito, mas muito melhor do que Varela, senão pode ficar na Argentina.