quinta-feira, dezembro 29, 2005

Romagnoli, Caneira e Abel

Romagnoli
Foi a primeira contratação de Inverno do Sporting. Tem a escola toda dos bons futebolistas argentinos. A prova disso é de ter sido um dos eleitos de Pekerman, o responsável pelas selecções jovens e agora seleccionador nacional da Argentina, no campeonato do mundo de sub-20 realizado na Argentina.
Romagnoli chegou a ser companheiro de Beto Acosta no San Lorenzo de Almagro, onde brilhou, mas em 2002, sofreu uma grave lesão quando tinha tudo acertado para se transferir para o Bayer Leverkusen. Esteve seis meses a recuperar da lesão e o resto do tempo, a recuperar o estatuto que perdeu. É uma incógnita. Ainda assim, no ano passado foi a contratação mais cara do futebol mexicano, por quase 4 milhões de €. Esperemos que dê certo. Vem por ano e meio de empréstimo.
Caneira
Defesa polivalente, formado nas escolas do Sporting, cedo chegou a capitanear todas a selecções jovens por onde passou. Ainda júnior estrou-se na equipa principal do Sporting. Influenciado pelo empresário decide rescindir o contrato com o Sporting (sem justa causa). Mais tarde assina pelo Inter, clube que nunca chegou a representar. É emprestado ao Reggina, Bordéus e ... Benfica. Representou ainda o Valência.
Como jogador não deixa dúvidas é mesmo reforço e feito no Sporting. O único problema que se pode levantar nesta contratação foi a maneira como saiu. Se Caneira tem saído a bem o Sporting tinha ganho algum dinheiro, mas da forma como saiu não. Resta também saber quais as condições em que Caneira é contratado, para além daquelas que são de conhecimento público, empréstimo até ao final do ano sem direito de opção, ou seja, como vai ser pago o seu ordenado.
Orgulhos à parte Caneira precisa de jogar para ir ao Mundial, e o Sporting precisa de reforçar o plantel com jogadores como Caneira.
Abel
Sinceramente para mim, no Braga jogam todos muito bem, mas chegam ao Sporting e desaprendem de jogar, vejam os casos de João Alves e de Wender.
Wender e Abel até ao final do ano vão trocar as camisolas. Wender é um jogador perdido em Alvalade, acho bem a sua saída, para aquele que foi considerado o melhor extremo do campeonato passado, deixou mesmo muito a desejar. Miguel Garcia, sózinho não dá conta do recado, vamos ver e ter esperança no que Abel nos possa reservar.