terça-feira, dezembro 06, 2005

Pisculichi

O nome vem hoje ventilado na imprensa desportiva como possível reforço de Inverno.
Numa altura em que meia equipa já estava vendida estava na altura de ir às compras. Para mim este Pisculichi é um desconhecido (o que não quer dizer que não seja um bom jogador), mas dei-me ao trabalho de fazer uma pesquisa na net e confirmei que, de facto, é reforço ... no FM5 (Já agora a ME).
Agora mais a sério, como qualquer bom sportinguista orgulho-me do que melhor tem o nosso clube, a formação. Daí ser um defensor intrasegente dos jogadores da cantera, excepto quando eles revelem terem sido um erro de casting, ou o processo que os levou até lá tenha sido o factor C.
Penso que o Sporting, só deve ir buscar jogadores para as posições para as quais não tem ninguém da casa que lhe dê alguma garantia.
Até agora, o Sporting tem apostado em jovens, mas também tem abusado nos estrangeiros, ou melhor do local de proveniência dos estrangeiros leoninos: sao quase todos brasileiros.
Até aqui tudo bem, mas os brasileiros têm uma maneira de ser muito própria e tendem a formar grupinhos. Tirando o caso do Beto e do Custódio e o de Enak, todos os casos de indicisplina nos últimos tempos foram protagonizados por brasileiros: Roca, Jardel (o que nos custou esta novela), Liedson (três vezes) e Polga.
Dos brasileiros actualmente no plantel tenho pena que Rogério saia pois é aquele que tem a mentalidade mais europeia deles todos, e penso que a Deivid deve-se dar o benifício da dúvida, os outros bons ou maus ou maus jogadores são paus mandados de empresários sem escrúpulos.
Voltando ao princípio, ao desconhecido Pisculichi, que apenas sei que afinal não joga como dizem os jornais com o número 10 mas com o 9, que não é um matador mas um avançado como Lisandro Lopez e que é internacional sub-20 argentino. No entanto, mais do que tudo agradou-me a ideia do Sporting procurar outros mercados, mercados onde não há muito tempo foi feliz (Duscher, Acosta, Quiroga). Também do país das Pampas passou discretamente cá um grande jogador (Heinze) e outro que afinal não era assim tão mau (Bruno Gimenez), e enfiámos dois barretes (Kmet e Hanuch). O jogador argentino é um jogador que se adapta melhor ao futebol europeu pois são campeonatos semelhantes, enquanto que grandes jogadores brasileiros não vingam na Europa.
Um dos diários português informa que Pisculichi vem a custo zero. Terá o meu aval, mas só se for muito, mas muito melhor do que Varela, senão pode ficar na Argentina.