segunda-feira, junho 27, 2005

A principal vitória da formação

Este fim de semana foi bastante proveitoso para as camadas jovens do futebol leonino. Conseguimos de uma rajada arrebatar os títulos nacionais de juniores e de juvenis.
É um justo prémio para aquela que é considerada a melhor escola de jogadores do futebol português. No entanto, mesmo que não tivessemos conseguido alcançar o Sporting já tinha conseguido garantir uma vitória, a principal, a formação de jogadores.
Este ano ganhámos o João Moutinho, outros estão na calha, como Miguel Veloso, André Marques, Sezinando, Nani, Saleiro, Fábio Paim entre outros.
Para mim, os títulos das equipas de formação são importante, mas penso que o objectivo destas deve ser o de servir a equipa principal. Para esta é que os títulos assumem um papel relevante.

sexta-feira, junho 17, 2005

Mais um brasileiro ?

Parece que o Sporting tem como alvo mais um jogador. Desta vez é um matador que dá pelo nome de Márcio Mossoró e alinha no Paulista um dos últimos classificados da 2ª divisão brasileira!
Sendo assim, e segundo as minhas contas, o Sporting conta já com quatro reforços todos eles com a etiqueta "Made in Brasil". Se a estes juntarmos Polga, Rochemback, Rogério e Liedson, partindo do princípio que o Silva não fica, ficamos já com oito jogadores brasileiros.
Não tenho nada contra os brasileiros, mas oito num plantel de aproximadamente 25 jogadores é excessivo. Facilmente se formará ali um grupo que não será benéfico para o balneário.
Outra coisa que me deixo perplexo foi o preço pelo qual os brasileiros admitem negociar, 1,7 milhões de euros. Quer dizer, o Liedson que teve esta época a sua consagração na Europa, sendo o melhor marcador do campeonato português bem e o segundo melhor da Taça UEFA não vale para os brasileiros mais do que 4,5 milhões de euros, enquanto que Mossoró um desconhecido que alinha num dos últimos classificados da 2ª divisão brasileira vale 1,7 milhões de euros.
Bem sei que nestas equipas por vezes existem verdadeiros achados (Deco, Derlei ou Edmilson são exemplos) mas nuncam chegam a Portugal por estes valores, sempre por valores irrisórios. Será que é o nome do comprador que a inflaccionar estes valores? parece-me bem que sim.
Perante este cenário, pergunto-me porque é que o Sporting não se vira para outros mercados como por exemplo o argentino (até os barretes que enfiámos nos deram dinheiro), ou russo (parece que mora lá um ponta de lança do Zenith Petersburgh bom e a preços acessíveis), e na Bulgária que agora apresenta uma selecção com uma geração nova e que dá garantias.
Era bom que os dirigentes do Sporting pensassem nisso.

Rir...ou então não...

...Hoje de manhã, num programa humorístico de uma das nossas rádios, ouvi uma sátira ao nosso Clube, onde se dizia que para a próxima época iríamos procurar alterar as regras da Superliga, para ver se dava para jogar apenas com 4, dado o panorama de saídas do SCP...neste momento, o Sporting tinha uma equipa composta por 3 guarda-redes e o João Moutinho...ri-me, para não ter que chorar...
O que se passa?
A falta de dinheiro justifica toda esta instabilidade? Não me parece. Mas sinceramente, começo a ficar preocupado...Muito.
Ontem lá tive um (muito pequeno) sinal de que nem tudo está mal, com a "teimosia" em não vender Enakarhire...mas vamos ver se a teimosia não se rende aos milhões russos...Se assim for, perder-se-á, para mim, o melhor central a jogar em Portugal (quando joga, claro!...). O que é uma pena...
Saudações leoninas

quinta-feira, junho 16, 2005

Boa sorte Marius Niculae

Bem como se sabe o futebol tem uma máxima que é "O que hoje é verdade amanhã é mentira", mas neste caso e ao que a imprensa destaca hoje parece ser irreversível a saída de Niculae do Sporting.
Veio rotulado de craque e cedo demonstrou que não tinha sido em vão que o Sporting o tinha contratado, chegando mesmo a fazer o famoso tridente ofensivo constituído por João Pinto, Niculae e Jardel. No entanto, já bem perto do Natal apareceu-lhe uma grave lesão. Atrás desta vieram outras e terá sido mais o tempo de calvário que o Nico passou, do que o tempo de glória.
Era dos jogadores mais acarinhados pela massa associativa do Sporting, e também dos mais bem pagos. Mas o facto de não se apresentar agora nas mesmas condições de quando o Sporting o foi buscar ao Dínamo de Bucareste e de não abdicar de parte considerável do ordenado, parece estar na origem da sua saída.
Mesmo não tendo jogado o desejado, todos os sportinguistas lhe estarão gratos, e por ainda seres novo pode ser que consigas dar a volta por cima.
Muito boa sorte Nico.

Intróito

Procuraremos ter aqui um espaço de confronto de ideias, com a objectividade e imparcialidade que todos os Sportinguistas têm...mesmo que seja só a nossa objectividade e imparcialidade!!...Mas nós somos diferentes, porque o somos, de facto!

Saudações leoninas

quarta-feira, junho 15, 2005

Mais um blog

A Raça Leonina é mais blog verde e branco. É mais um espaço de debate futebolístico, em que se aceitam todo o tipo de opinões.
Como o nome indica e como atrás foi referido este blog terá lugar na blogosfera leonina, dai todos os membros pertencentes serem adeptos dessa grande instituição chamada Sporting Clube de Portugal.
Contamos com a vossa participação.