sexta-feira, junho 17, 2005

Mais um brasileiro ?

Parece que o Sporting tem como alvo mais um jogador. Desta vez é um matador que dá pelo nome de Márcio Mossoró e alinha no Paulista um dos últimos classificados da 2ª divisão brasileira!
Sendo assim, e segundo as minhas contas, o Sporting conta já com quatro reforços todos eles com a etiqueta "Made in Brasil". Se a estes juntarmos Polga, Rochemback, Rogério e Liedson, partindo do princípio que o Silva não fica, ficamos já com oito jogadores brasileiros.
Não tenho nada contra os brasileiros, mas oito num plantel de aproximadamente 25 jogadores é excessivo. Facilmente se formará ali um grupo que não será benéfico para o balneário.
Outra coisa que me deixo perplexo foi o preço pelo qual os brasileiros admitem negociar, 1,7 milhões de euros. Quer dizer, o Liedson que teve esta época a sua consagração na Europa, sendo o melhor marcador do campeonato português bem e o segundo melhor da Taça UEFA não vale para os brasileiros mais do que 4,5 milhões de euros, enquanto que Mossoró um desconhecido que alinha num dos últimos classificados da 2ª divisão brasileira vale 1,7 milhões de euros.
Bem sei que nestas equipas por vezes existem verdadeiros achados (Deco, Derlei ou Edmilson são exemplos) mas nuncam chegam a Portugal por estes valores, sempre por valores irrisórios. Será que é o nome do comprador que a inflaccionar estes valores? parece-me bem que sim.
Perante este cenário, pergunto-me porque é que o Sporting não se vira para outros mercados como por exemplo o argentino (até os barretes que enfiámos nos deram dinheiro), ou russo (parece que mora lá um ponta de lança do Zenith Petersburgh bom e a preços acessíveis), e na Bulgária que agora apresenta uma selecção com uma geração nova e que dá garantias.
Era bom que os dirigentes do Sporting pensassem nisso.