terça-feira, novembro 28, 2006

Taça de Portugal - 4ª Eliminatória

Já rolaram as bolas, que ditaram o sorteio da 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Calhou-nos mais uma deslocação à Madeira, desta vez para defrontar o União da Madeira.
A eliminatória está agenda para domingo 7 de Janeiro de 2007.
A equipa madeirense, milita na II série B ocupando de momento o 4º lugar a quatro pontos do líder, o Sporting de Espinho.
Este ano para a taça já jogou dois jogos, ambos em casa, tendo vencido o Caniçal por 3-0 e o Machico por 5-1.
A equipa é orientada pelo sérvio Miroslav Curcic, tendo no seu plantel jogadores com experiência de primeira divisão: Nuno Carrapato (guarda-redes) e João Fidalgo (defesa) ambos ex-Nacional e Paiva (médio) ex-Marítimo, Benfica, Farense, Guimarães e Stª Clara.

Preocupante...

A pouca produtividitidade do ataque leonino começa a ser preocupante.
Se pudemos estar um pouco mais tranquilos no que respeita à defesa (o jogo com o Beira-Mar foi a excepção), já em relação ao ataque o Sporting tem resolvido os jogos por lances de bola parada, como foi o caso nas difíceis deslocações aos Barreiros e à Figueira da Foz.
O problema é que se nos aparece um adversário mais experiente, que não faz faltas à entrada da área como foi o caso do Inter, não conseguimos marcar. Porque não criamos situações de golo de bola corrida.
Se por um lado é um bom ter este tipo de lances ensaiados, por outro estar apenas dependente deles é preocupante, e viu-se isso neste domingo que foi sofrer até ao fim.

segunda-feira, novembro 27, 2006

O suficiente

Ontem jogou-se os mínimos para conseguir os 3 pontos...Não fosse aquela "bomba" (onde estive a ver o jogo, não tinha som...deitei-me mais tarde só para ver o resumo e ouvir o som da bola a embater na trave!), e os adeptos estariam hoje a lamentar um empate. Felizmente, não foi assim...

A coisa não correu nada de especial, pareceu nitidamente que a equipa ainda estava de ressaca do jogo da Champions. Apesar de jogar com 2 avançados, na primeira metade não tinham sido criadas assim grandes ocasiões de perigo, até à altura em que Liedson falha escandalosamente uma bola que não costuma(va?) falhar...mas rematou por cima da trave...

Na 2ª parte, não começou nada bem para o Sporting, tendo até a Naval criado algumas oportunidades de golo, mas Ricardo esteve atento. No entanto, desta vez ganhou-se o jogo no banco, quando Paulo Bento trocou Custódio por "Pipi" Romagnolli e o desgastado "avançado solitário" de Milão, Alecsandro, por um Bueno que poderia ter "molhado a sopa" numa grande oportunidade desperdiçada escandalosamente, com remate ao lado, e numa 2ª, numa das melhores, senão a melhor jogada da partida, em que, em vôo, mergulha e faz com que Taborda faça a defesa da noite, também todo no ar.

Mas depois, entra Ronny para o lugar de Carlos Martins (exibição pouco conseguida), e passa Tello, em grande forma, para o meio campo, impedindo os "raides" de Mário Sérgio no flanco, que tantos desequilíbrios tinham criado anteriormente. A partir daqui, entramos no quarto de hora final, e a pressão do Sporting foi-se acentuando até que é cometida falta sobre Liedson e...lá vem aquela bomba de Ronny!...1-0!...Finalmente, podia-se respirar de alívio! 3 pontos!

Mantem-se a distância para os rivais. 6ª feira temos derbi. Ganhando, são 10 pontos de vantagem...

Saudações Leoninas

sexta-feira, novembro 24, 2006

Faltou...

Faltou concentração no lance do golo. Faltou Liedson. Faltou apoio ao desamparado Alecsandro. Faltou objectividade de processos na transposição defesa-ataque. Faltou sorte, para não haver duas substituições forçadas por lesão. Faltou criação de oportunidades claras de golo. Faltou um árbitro que punisse as entradas violentíssimas de jogadores do Inter, que não olhasse para as camisolas. Faltou um golo.

Mas no fundo, não faltou assim tanta coisa.

Na minha opinião, o que decidiu o já nosso prematuro afastamento da LC foi o que faltou em Moscovo: ambição para, após o golo do empate, ir à procura do da vitória. Porque assim entraríamos em San Ciro em 2º lugar, mesmo depois da derrota, agora teríamos o acesso à Taça UEFA garantido e ainda assim a acalentar esperanças em que o Bayern pudesse ganhar ao Inter, desde que nós cumpríssemos a nossa missão em Alvalade, e sermos apurados…

De qualquer forma, agora temos que a cumprir!

De positivo, podemos realçar a exibição de Polga, com um daqueles jogos “à Polga”, em que demonstrou toda a sua classe (aqueles carrinhos dele a tirar a bola dos pés dos adversários e ficar com a dita cuja “colada” aos pés, jogável, são notáveis!), Ricardo também em bom plano, Tello a manter a bitola que ultimamente nos tem habituado e, apesar de tudo, nota para alguma mexida quando entrou Carlos Martins. E também Nani, nos 1ºs minutos (apesar de depois se ter arrastado praticamente o resto do jogo…).

Fica apenas o amargo de boca de ficarmos com a sensação de que podíamos quase sempre ter feito mais, com qualquer uma das 3 equipas…paciência…

Saudações Leoninas

quinta-feira, novembro 23, 2006

Nani

Nani parece ser mais um exemplo daqueles jogadores a que a fama chega à cabeça muito depressa. Verdade seja dita que trata de um jogador com um potencial enorme, mas a exemplo de outros, parece-me um jogador mentalmente muito fraco. Não tenho dúvidas que com o talento que tem chegue a um grande europeu, só duvido é que se mantenha por lá.
Ao longo destes anos o Sporting tem formado imensos talentos, ficando alguns (poucos) retidos em Alvalade, mas dos que sairam poucos foram os que não voltaram. Em meu entender este regresso prende-se com a forte pressão dos empresários, que “fazem” a cabeça aos jogadores, bem como ao passivo leonino que assim obriga a vermos partir uma mais valia todos os anos.
No entanto, se os jovens jogadores pensassem um pouco, viam que eles ainda estão em fase de formação e muito dificilmente jogarão com regularidade num colosso europeu, ou mesmo que nem tenha tamanha grandeza, veja-se os exemplos de Simão, Quaresma que pouca oportunidades tiveram no Barcelona ou Hugo Viana que andou dois pelo banco do Newcastle antes de voltar como emprestado ao Sporting.
Existem excepções, Cristiano Ronaldo é uma delas, e apesar de estar numa equipa de top tem a sorte ter um treinador que sabe tomar conta dele e um adjunto que como principal não é dos melhores, mas é muito bom na formação. Para além disso, ele é só uma das figuras da equipa e da selecção nacional, tendo tudo para pegar de estaca.
A outra excepção é Luís Figo, quer se queira quer não, ainda é o expoente máximo da formação leoniona. Luís Figo pode não ser o mais dotado, mas é o mais inteligente, o que faz dele o mais completo. Soube muito bem escolher o momento de saída do Sporting, exactamente quando completou a sua formação. Foi para um Barcelona extremamente competitivo, onde ainda era considerado estrangeiro (antes da lei Bosman) e onde só podiam alinhar três estrangeiros, havia quatro (Figo, Prosinecki. Hagi e Stoichkov). Foi campeão pelo Barcelona, tranferiu-se de forma polémica para o Real Madrid onde foi campeão europeu e agora em Itália foi campeão pelo Inter, embora na secretaria.A recente comparação que Scolari fez de Nani a Figo, só vai fazer com que o jovem ainda se deslumbre mais. Nani deve ser mais humilde se que chegar longe, tendo ele todas as capacidades para tal, basta olhar para o seu colega João Moutinho, esse sim um jogador que transborda talento e humildade.

quarta-feira, novembro 22, 2006

Tradição...ou talvez não...

Tal como Paulo Bento disse, as más tradições são para se quebrar... quebrámos o fim de semana passado a má tradição de não ganhar às duas equipas madeirenses, está na altura de quebrarmos a tradição de não ganharmos em Itália!

Sem Liedson e Djaló, à partida teremos menos poder ofensivo...no entanto, pode ser que até funcione a nosso favor, que façamos das fraquezas, forças, e consigamos melhorar em termos de finalização.

Mas à partida, olhando para os jogadores de uma e outra equipa, em termos de nomes, a diferença é abismal...mas os nomes ainda não vão ganhando jogos, nem as camisolas...ganham as equipas...e se tivermos equipa, podemos acreditar.

E temos que acreditar, não fosse a cor da esperança o verde, e nós, Sportinguistas!

Até os comemos!!!! :-)

Saudações Leoninas

segunda-feira, novembro 20, 2006

Vitória do Pragmatismo

Desta vez, jogámos à campeão: sem deslumbrar, mas com eficácia, sem rasgos de génio, mas com paciência, sem um domínio avassalador (tirando os primeiros 10-15 minutos, onde encostámos o Marítimo à sua área), mas quase sempre sem se sentir verdadeiro perigo do Marítimo (pese embora o susto do Filipe Oliveira à boca da baliza e o penalti que não foi, nem na Madeira, nem em Portugal, nem nas Ilhas Fiji...).

Destaque, naturalmente, para a exibição de Rui Patrício (a conferir justiça ao lance do penalti e com uma ou outra intervenção de bom nível), Tello (a procurar justificar ainda mais a renovação...para mim, neste momento, um dos melhores jogadores da equipa), Carlos Martins, com bom desempenho, Nani, ainda longe do fulgor de outros tempos, mas a conseguir já alguma evidência. Esperemos as cenas dos próximos capítulos.

Pena que Liedson continue sem marcar e Bueno não tenho conseguido justificar a opção.

Resumindo, uma vitória cheia de sentido prático, no fundo à imagem do tipo de jogo que caracterizava Paulo Bento, no seu tempo de jogador.

No fundo, uma vitória com...tranquilidade...;-))

Saudações Leoninas.

PS: venha o Inter...para mim, sem grandes esperanças, mas...nunca se sabe!

terça-feira, novembro 07, 2006

Enfim...a vitória...

Não é todos os dias que se ganha 3-0...e então da maneira que foi...uma vitória tranquila, o Braga estava desgastado da jornada europeia e nunca incomodou verdadeiramente o Sporting, mas, na minha opinião, as pechas continuam: dominamos o jogo, mas no último terço as coisas tornam-se mais complicadas...e ontem, finalmente, tivemos alguma estrelinha que nos faltou nos últimos jogos...mas não deixámos de ter mais uma bola na trave...

Apreciações individuais: destaque para Farnerud (bolas, parece fixação, os meus últimos posts têm-no referido sempre, mas acho que até merece :-) ), certinho, com boa visão de jogo, não arrisca muito nos passes, e por isso, não os falha...Yannick Djaló também me pareceu bem (apesar daquela entrada ser evitável, mas compreensível, uma vez que o Paulo Santos na maioria das vezes nas bolas divididas dentro da área entra a matar...desta vez não entrou, mas Djaló protegeu-se...), João Moutinho não sabe jogar mal, e Custódio está a subir de rendimento. Tello também fez um bom jogo, e Alecsandro está nos 3 golos.

Missão cumprida...venha o próximo...

Saudações Leoninas

segunda-feira, novembro 06, 2006

Sporting - Braga, hoje, 19h15

Pensamento do dia:

Estamos há 4 jogos sem ganhar, é certo, mas também estamos há 3 sem perder, há que ver a coisa pela positiva!

Pontos a reter deste jogo: fundamentalmente Farnerud a titular e Carlos Martins de titular a não convocado (ainda não deve ser este o ano da afirmação...irá na senda de outros que por cá passaram, como, por exemplo, Litos ou Dani?...espero sinceramente que não!).

Sp. Braga motivado pela vitória europeia, Sporting algo apreensivo com a falta de eficácia ofensiva e grande aflição defensiva...vamos ver no que dá....

Saudações Leoninas

quinta-feira, novembro 02, 2006

...Para mim...desilusão...

...mais uma vez, tivemos o pássaro na mão...se bem que o meu sentimento é algo distinto do da comunicação social...fala-se em personalidade da equipa, em impor respeito ao Bayern, mas...falta-nos a concretização...Esta teria sido uma oportunidade de ouro para ganhar na Alemanha...com o adversário sem 5 titulares, teria sido o cenário ideal...ainda assim, não conseguimos...e por aí se estabelece a diferença entre as grandes equipas e as outras...trocamos bem a bola, dominamos, até criamos algumas ocasiões de golo, temos mais uma vez a pouca sorte de uma bola na trave, mas quando chega a altura da estocada final, não a conseguimos dar...e depois somos elogiados na imprensa, porque no fundo fazemos uma boa exibição, porque as equipas são "de dimensões diferentes", o que quer que isso signifique, mas acabamos por não ganhar, por estar em 3º no grupo e a ter forçosamente que ir cometer a quase impossível proeza de ir ganhar a Milão...podem-me chamar descrente, mas sinceramente, não acredito que o consigamos...a menos que os planetas estejam todos alinhados, tal como estiveram quando conseguimos ganhar em Alvalade...

Não é impossível, mas...convenhamos que é muitíssimo complicado...

Agora, venha o Braga...

Saudações Leoninas