quinta-feira, maio 25, 2006

Europeu de Sub21

Portugal perdeu e bem com a França que mostrou ser mais equipa, faltando à equipa portuguesa (talvez por mérito dos franceses), o brilho que noutras ocasiões mostrara. Rotulada como a melhor equipa europeia (12 jogos - 11 vitórias e 1 empate), não conseguiu mostrar isso em campo e oportunidades de golo, contam-se pelos dedos. Na minha opinião alguns jogadores lusos também não estavam a jogar nas posições em que mais rendem. Nani, não é extremo, é interior, e Raúl Meireles joga melhor quando tem alguém a varrer o meio-campo atrás, como no Porto faz o Paulo Assunção. Varela entrou bem no jogo, Moutinho foi vítima do esquema montado pelos franceses, estando por vezes sózinho perante cinco adversários, Nani foi dos mais inconformados, quando passou para o miolo, e Lourenço entrou já pouco havia a fazer mesmo assim foi a partir da sua entrada que Portugal mais sufocou o conjunto francês.
No outro jogo do grupo a Alemanha bateu a Sérvia e Montenegro por 1-0.
Realce para o grupo B, em que a Itália e Dinamarca empataram a três bolas, enquanto que a Ucrânia conseguiu uma vitória surpreendente ou talvez não (se tivermos em conta que tem 3 jogadores que irão ao Mundial) perante a Holanda.
Uma nota final para um observador especial aos jogos do grupo B: Carlos Freitas.

O "Mourinho" do rugby já é leão

O Sporting não voltou a abrir a secção de rugby, mas assegurou a colaboração do seleccionador nacional, Tomaz Morais, para os quadros do Sporting. Resta dizer que Tomaz Morais está para o rugby assim como Mourinho está para o futebol. Foi ele quem conseguiu os maiores feitos para o rugby português.
No entanto, e como o Sporting não irá reabrir a secção de rugby, a sua colaboração abrangerá, nomeadamente, as áreas da gestão, liderança, motivação, comunicação e condução de equipas.

domingo, maio 14, 2006

Arrumar a casa


Antes de começar a contratar seja quem for, convem mesmo segurar os que cá estão. Infelizmente, digo eu, Sá Pinto não faz parte dos planos da equipa técnica e acaba mesmo a carreira. No entanto, nem tudo são más notícias: o Sporting exerceu o direito de opção que tinha sobre Abel, quanto a mim o melhor lateral direito a actuar em Portugal, e tem tudo acertado com Polga, que voltou, principalmente a partir do momemto em que Paulo Bento pegou na equipa, a fazer uma época de nível superior. Seguem-se conversações (muito difíceis) para a continuidade por empréstimo de Caneira.
Entretanto, já começaram as especulações de entradas e saídas, tais como como Ricardo para o Glasgow Rangers, por 10 milhões de €, ou os ingressos de Benachour e Saganowski.

quinta-feira, maio 11, 2006

Sá Pinto mais um ano

Confirma-se aquilo que a maioria dos sportinguistas desejavam: Sá Pinto vai renovar, adiando assim o final da sua carreira para o próximo ano. Espero que a faixa que a Juve Leo exibiu antes do jogo com o Braga, se cumpra "Sá Pinto, rei leão, só sais campeão".

2 X P.B.

O Sporting ao que parece conseguiu reforçar o seu staff com dois ex-jogadores. Trata-se de mais de uma renovação e de um regresso de um antigo capitão, que esteve este ano, viu os jogos da bancada. Falo do nosso treinador Paulo Bento e de Pedro Barbosa. Ainda não há nada de oficial, mas é quase certo.
Paulo Bento
Era o treinador desejado pelos sportinguistas, com ele o Sporting mudou para melhor, tornou-se numa equpa mais disciplinada, muito segura na defesa (5 golos sofridos na segunda volta), não tão espectacular como a primeira época de Peseiro, mas de uma eficácia tremenda. Paulo Bento entre jogador e treinador está já há 6 anos no Sporting, começando também a ser uma referência para os mais novos. Pode ser este o ano da consagração de Paulo Bento, tudo dependendo da matéria-prima que tiver nas mãos.
Pedro Barbosa
Trata-se do regresso a Alvalade de um dos símbolos do clube, de um jogador que que não deixou ninguém indiferente, despertando paixões e ódios. Mas, e a agora é a minha opinão, extraordinárias qualidades como futebolista, foram as suas capacidades como capitão e vice-capitão de equipa. Pedro Barbosa, sempre foi um líder no balneário, era ele quem integrava os mais novos (o exemplo de João Moutinho é um caso flagrante disso) e dos estrangeiros que vinham para o plantel (lembro-me de entrevistas dadas por Doauala ou Enakharire, em que ambos falavam da importância do antigo capitão). Quando surgiam problemas no seio do grupo Pedro Barbosa estava na linha da frente para os combater, como foi no caso Jardel, tendo-se depois especulado imenso sobre as relações entre ambos. O que é certo, é que Pedro Barbosa sempre foi um dos elementos disciplinadores do balneário, e agora que Manolo Vidal, também ele um antigo atleta do clube, não está em condições de prosseguir o seu trabalho, penso que este cargo calha como uma luva no perfil de Pedro Barbosa, pois não o estou a ver a seguir a carreira de treinador.

quinta-feira, maio 04, 2006

Carlos Martins

Sem palavras. Foi como fiquei, quando li hoje na imprensa desportiva, a possibilidade de Carlos Martins ser contratado por um clube estrangeiro.
Vai fazer amanhã uma semana que a nova direcção foi eleita, e a sua grande bandeira sempre foi vender o património não desportivo, para poder ter uma equipa de futebol competitiva, capaz de ganhar campeonatos e fazer boas prestações nas competições europeias.
A ser verdade a notícia veiculada hoje, só prova a falta de honestidade de Filipe Soares Franco, pois Carlos Martins trata-se de um dos jogadores mais virtuosos do Sporting, ainda para mais é produto das escolas do clube.
Espero que a notícia seja pura especulação.