quinta-feira, maio 11, 2006

2 X P.B.

O Sporting ao que parece conseguiu reforçar o seu staff com dois ex-jogadores. Trata-se de mais de uma renovação e de um regresso de um antigo capitão, que esteve este ano, viu os jogos da bancada. Falo do nosso treinador Paulo Bento e de Pedro Barbosa. Ainda não há nada de oficial, mas é quase certo.
Paulo Bento
Era o treinador desejado pelos sportinguistas, com ele o Sporting mudou para melhor, tornou-se numa equpa mais disciplinada, muito segura na defesa (5 golos sofridos na segunda volta), não tão espectacular como a primeira época de Peseiro, mas de uma eficácia tremenda. Paulo Bento entre jogador e treinador está já há 6 anos no Sporting, começando também a ser uma referência para os mais novos. Pode ser este o ano da consagração de Paulo Bento, tudo dependendo da matéria-prima que tiver nas mãos.
Pedro Barbosa
Trata-se do regresso a Alvalade de um dos símbolos do clube, de um jogador que que não deixou ninguém indiferente, despertando paixões e ódios. Mas, e a agora é a minha opinão, extraordinárias qualidades como futebolista, foram as suas capacidades como capitão e vice-capitão de equipa. Pedro Barbosa, sempre foi um líder no balneário, era ele quem integrava os mais novos (o exemplo de João Moutinho é um caso flagrante disso) e dos estrangeiros que vinham para o plantel (lembro-me de entrevistas dadas por Doauala ou Enakharire, em que ambos falavam da importância do antigo capitão). Quando surgiam problemas no seio do grupo Pedro Barbosa estava na linha da frente para os combater, como foi no caso Jardel, tendo-se depois especulado imenso sobre as relações entre ambos. O que é certo, é que Pedro Barbosa sempre foi um dos elementos disciplinadores do balneário, e agora que Manolo Vidal, também ele um antigo atleta do clube, não está em condições de prosseguir o seu trabalho, penso que este cargo calha como uma luva no perfil de Pedro Barbosa, pois não o estou a ver a seguir a carreira de treinador.