terça-feira, fevereiro 06, 2007

Mão cheia...

Após empate do Boavista na Luz e derrota do FCP no Dragão com o Estrela, tornava-se imperioso vencer, porque tal implicaria a recuperação do 2º lugar e a aproximação ao 1º lugar à vista de 3 pontos.

A juventude, tal como já aqui se disse noutras alturas, tem destas coisas: tanto pode dar para se atormentar com a pressão, como para a galvanização quando as coisas até começam a correr bem...No fundo, é um pouco a imagem do jogo de Sábado.

Até aos 75 minutos, não se pode dizer que o Sporting jogou bem. É certo que o Nacional marca na 1ª vez que vem à baliza, com o Sporting a dominar, mas o futebol é isto mesmo, e logo a seguir há outro lance claro para o 2º golo, e ainda mais tarde um livre indirecto dentro da área. Se alguma destas duas bolas tem entrado, era muito provável que o post de hoje fosse bem diferente.

Felizmente para o Sporting, nenhuma delas entrou. E apesar de se ver uma atitude de luta por parte da equipa, o esclarecimento não era o melhor, o fio de jogo continuava a manter os padrões dos últimos jogos, ou seja, sofrível, e a equipa continuava a penar para tentar virar o resultado.

Até que surge a chave do jogo: Paulo Bento faz 3 substituições, todas elas com influência no resultado final. Tanto Pereirinha como Romagnolli estão em lances de golo, e contribuíram activamente para o avolumar do resultado. E Bueno, sim, não me esqueci dele...

A viragem dá-se precisamente quando é marcado um penalti, a meu ver, inexistente, com a falha clamorosa na conversão de Liedson. A partir daí, parece que tudo se precipitou: logo a seguir, o Sporting marca (eventualmente com falta, mas também podemos ver que Bueno apenas se apoia quando já vem em queda...mas num resultado de 5-1 não há erros de árbitros que resistam...e é isto que defendo intransigentemente: se em todos os jogos conseguirmos marcar 3 ou 4 golos, não há erros de árbitros que nos possam ameaçar) e dá definitivamente o solavanco para virar o resultado e partir para a maior goleada da época.

Não me chateia ouvir dizer que Bueno nunca mais fará 4 golos num jogo. Talvez. Se bem que quando estava no Peñarol e também assinou um "poker" num jogo, de certeza houve adeptos de outros clubes (eventualmente do Nacional...de Montevideo) que diriam que não o voltaria a fazer...mas...aqui está ele!

Chateia-me, isso sim, a discrepância da nossa Comunicação Social (já devia estar habituado, mas...não consigo!...). No "Record", Bueno é votado como melhor do Sporting, mas...com nota 4!!...E querem saber qual a justificação? Não lhe foi dada nota 5 pelo "golo mentiroso" que marcou (referindo-se ao 1º golo). Ora...que eu saiba, quem decide se o golo é mentiroso ou não, são os 4 senhores que lá estão, com camisolas diferentes das duas equipas de 11...que culpa é que o jogador tem por o árbitro não marcar falta?? O que é que isso influi na nota dada a um jogador?...Deram menos pontos ao Simão por ele marcar um golo em Belém por o Costinha e o defesa terem dado o "pato" que deram?...Ah, não, é verdade, o Simão tem que ter sempre nota 4, mesmo que falhe 50.000 remates à baliza...esqueci-me desse pormenor...

Destaque ainda para o golo de Liedson. 1 hino ao futebol! Fantástico!

Não menos fantástico, o último golo do Sporting: só um jogador com grande confiança tem capacidade para fazer o que Bueno fez. Golos daqueles só estão ao alcance de predestinados, em dias bons!...Felizmente que Bueno esteve cá no Sábado! Pode não ser um predestinado, mas neste jogo, aliás, nestes 15 minutos, no Sábado, mais coisa menos coisa entre as 22h50 e as 23h05, ele foi, pelo menos para os adeptos do Sporting, o melhor jogador do Mundo!

Em termos de exibições individuais, e face ao referido anteriormente, no que se passou nos 1ºs 75 minutos, penso que as coisas não foram assim tão famosas para poder destacar mais jogadores do que os que aqui se falaram. No entanto, penso que será de enaltecer a constante vontade de dar a volta ao resultado, que teve o seu prémio.

Estamos a 3 pontos do líder. Passamos a só depender de nós para ser campeões: "apenas" precisamos de ganhar todos os jogos que se avizinham...:-)

Saudações Leoninas