sábado, setembro 24, 2005

"Record": o jornalismo no seu pior

O "Record" tinha-nos habituado já, a uma tendência clubística directamente relacionada com a cor do título. Conseguiu mesmo ultrapassar, o chamado jornal não oficial do Benfica e que dá pelo nome d' "A Bola".
Agora voltou a surpreender pela negativa claro. A exemplo do que fizera com o Benfica aquando do seu centenário, o jornal está a levar a cabo a mesma iniciativa com o Sporting. Nomeia os jogadores mais cotados para cada posição, para serem depois votados no site do jornal, pelos leitores. Fala também dos presidentes que marcaram o clube, bem como dos treinadores.
Primeiro escândalo: se dos jogadores muito antigos não posso falar por nunca os ter visto jogar, sobre os mais recentes tenho já opinião formada. Então nos 10 defesas centrais nomeados consta entre outros os nomes de Venâncio, Luisinho, André Cruz e Beto. Se os três primeiros ainda posso aceitar, agora vir o Beto e não constarem nomes como o grande Marco Aurélio, ou e apesar de terem passado pouco tempo no Sporting, ainda poderiam estar Valckx e Naybet.
Segundo escândalo: para mim como para a maioria das pessoas José Mourinho é o melhor treinador do mundo. Teve no seu passado, uma passagem no Sporting, como terceiro treinador da equipa, isto para não lhe chamar tradutor de Bobby Robson. Qual não é o meu espanto quando, na edição de ontem salvo o erro (que tive a infelicidade de folhear), vi lá o seu nome como um dos treinadores da história do Sporting.
Penso que pelo andar da carruagem, ainda veremos Cantatore também nos quadro que distingue os treinadores, ou mesmo o Carlos Manuel.
No que diz respeito aos jogadores, é bem possível ver nos dez melhores médios centro do Sporting o Rijkard, o Bruno Caires ou o Luís Loureiro. Já em relação aos avançados penso que no lugar do Yazalde aparecerá o Silva, o Skurhavy, ou mesmo o Missé-Missé.